quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Assédio Moral - I

Tendo experimentado, infelizmente, situações que poderiam ser qualificadas como mobbing nos últimos anos. Me pergunto qual a raiz deste fenômeno? Quem sabe, entendendo como começa, posso elaborar uma maneira de encerrá-la em minha cabeça. E outros, que tenham padecido ou padecem deste mal, podem ajudar a interpretá-lo ou se beneficiar destas postagens. Enfim, vou tentar ler o tema com a lente das redes sociais, que é o propósito deste blog.

Proponho dois caminhos de avaliação:

1 - Equivalência estrutural - EGO e ALTER tem as mesmas relações sociais, ou relações semelhantes. A priori deveria diferenciar equivalência de semelhança, porém o propósito aqui é analisar a raiz do assédio moral num fórum amplo (não necessariamente acadêmico). Então não farei distinção;

2- Motivações - do EGO para assediar ALTER, em princípio vou considerar dinheiro, poder e sexo, mas creio que o medo e auto confiança são os antecedentes imediatos ao fenômeno.

Relações semelhantes criam o sentimento de que EGO pode disputar com ALTER alguma coisa, até que as motivações o mobilizem a abandonar qq código de ética e então tem início o assédio moral por medo de não ter sucesso, ou por não confiar em ter sucesso na disputa, ou ainda por ser uma prática socialmente aceita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário